Crise chega aos SIG v2

Tempo de leitura: < 1 min

Os municípios nos EUA (na realidade os “Mayors”) compilaram uma lista de investimentos preparados para avançar caso sejam financiados pelo governo federal, com o objectivo de estimular a “Economia Real”.

Matt Ball, do blog Spatial Sustain analisou a lista e concluiu que existem projectos SIG no valor total de 31 milhões de dólares. O total de investimentos ronda os 47 biliões de dólares. A grande maioria dos projectos SIG são na área de Estradas e Segurança/Protecção Civil.

A minha reacção inicial foi de contentamento ao ver que a área geo-espacial recebeu uma atenção merecida! Mas ao reflectir melhor, se as contas apresentadas estiverem correctas, a fatia de investimento em SIG representa 0,066% do total! Ouch…

Mesmo assim, a lista de projectos SIG que o Matt mostra no seu artigo ilustra exemplos de aplicações SIG bem aliciantes: sistemas SIG para estradas (400.000$), localização de infra-estruturas construídas (750.000$), construção de um SIG regional (450.000$), sistema SIG de águas e saneamento (2.700.000$)…

Visto assim, com valores individuais, já começa a impressionar: apenas um destes projectos, mesmo o mais pequeno, financiava por alguns anos qualquer das nossas empresas nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *