Jornadas SASIG e Mapping Party

Tempo de leitura: 2 min

As II Jornadas de Software Aberto para Sistemas
de Informação Geográfica vão ter lugar em Évora nos dias 2-4 Novembro de 2009.

É o único evento desta temática que conheço em Portugal. Quem se interessa por este tipo de software, já praticante, curioso, ou em fase de investigação, pode agora assistir a esta conferência, ver as apresentações, frequentar os diversos workshops práticos (cursos relâmpago de 1/2 dia), e sobretudo conviver num ambiente descontraído e muito entusiasta!

As inscrições quer na conferência quer nos workshops é feita no site das II Jornadas SASIG aqui:

http://evora.sigaberto.org/

Quero também aproveitar para promover o mais possível este evento incluído nas SASIG:

Vai haver uma OpenStreetMap Mapping Party em Portugal!!

Quem quiser pode participar no levantamento das ruas de Évora, e aprender o processo de publicar essa informação na base de dados do projecto.

Para quem não conhece, o OpenStreetMapping é uma iniciativa que visa construir uma base de dados mundial gratuita com vias de comunicação, e não só: pontos de interesse, zonas verdes, muitos outros dados, e até ortofotomapas (ver o projecto “irmão” OpenAerialMap).

O processo de construção desta bd é o mesmo que criou a Wikipedia: “crowdsourcing”. Todos podemos participar, havendo ferramentas para trabalhar online ou no desktop, mais e menos complexas. Mas nem só de voluntários é feita a bd do OSM, havendo também doações de informação (alô IGP? alô IGeoE?).

Para garantir a liberdade dos dados, não se pode utilizar fontes protegidas por copyright, pelo que vectorizar sobre imagens do Google Maps/Earth não é permitido. Mas podemos usar mapas cujo copyright tenha expirado, ou até a imagem aérea do Yahoo Maps, que deu uma licença especial à OSM, para vectorizar os nossos dados. Mas o método mais interessante e divertido é o levantamento directo com GPS.

E os dados são de quem, depois de carregados? São de Todos! E qualquer pessoa pode obter cópia dos dados para a área de interesse que entender, e usá-los para o que entender (menos comercializar). Para proteger esta liberdade foi criada a OpenStreetMap Foundation.

Para os cépticos, fica aqui uma imagem de Londres dos dados existentes na bd à data de hoje:

Estado dos dados de Londres em Ago/09
Estado dos dados de Londres em Ago/09

E agora uma imagem de Évora (vergonha):

Estado dos dados de Évora em Ago/09
Estado dos dados de Évora em Ago/09

Portanto, quem quiser passar uma boa tarde a conviver com outros geeks geográficos na belíssima cidade de Évora e a contribuir para uma iniciativa histórica, venha daí e inscreva-se no site aqui:

http://evora.sigaberto.org/?q=node/66

Lá nos veremos!

3 thoughts on “Jornadas SASIG e Mapping Party

  1. Duarte,

    Espero que as férias tenham sido boas e que neste regresso nos continues a presentear com tuas crónicas 🙂
    Quanto aos SASIG, já está nos planos a participação. Só é pena que o Mapping Party seja no Domingo, pois só irei para baixo na segunda de manhã. Quem sabe quando o SASIG for realizado em Coimbra, não façamos um novo evento de Mapping Party, ehh ehh ehh.
    Parece que em Coimbra o estado dos dados está um pouco mais avançado, mas precisa sempre de melhorias.

    Abraço,
    Nelson

  2. Olá Nelson.

    As férias são sempre curtas!!

    Antecipar a vinda a Évora pode não ser fácil para quem vem de fora. Vamos ver… estou esperançado mesmo assim que seja um sucesso.

    Coimbra é uma óptima sugestão para as III SASIG… haverá potenciais candidatos para a sua organização?

  3. Viva,

    De facto não seria má ideia as III SASIG em Coimbra, mas duvido que haja para já interesse por parte da Universidade ou o do Politécnico e pessoal interessado no opensource.

    Vamos ter de lançar o repto na lista OSGeo e ver quem anda por lá escondido 🙂

    Abraço,
    NS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *