Novo fornecedor de alojamento

Espero que este seja o meu último post sobre alojamento de sites por muitos e bons anos!

Concluí a transferência do domínio viasig.com (blog e planetasig) para um novo fornecedor.  Já relatei aqui a razão que me levou a mudar da Esoterica para outro fornecedor e não desejo voltar a ter problemas deste género…

Mas acabou por ser uma experiência positiva porque acabei por ficar melhor servido. Se não vejamos as condições do novo serviço:

Preço Anual 29,40€
Espaço em disco 1 GB
Tráfego Ilimitado
Domínios 1
Subdomínios Ilimitados
PHP 4 e 5
Python 2.4.3
Tomcat/JSP ok
Ruby ok
MySQL 5.0
PostgreSQL 8.1
Tarefas Agendadas Cron
Acesso Shell JailedShell

Por um preço muito semelhante consigo mais 3 características a que não tinha acesso e que fazem uma grande diferença:

  1. Tarefas agendadas para controlar facilmente o refrescamento das entradas no Planeta SIG;
  2. Acesso Shell para perceber os problemas com os scripts do Planeta SIG (Planet Venus);
  3. e ainda… PostgreSQL!!

Na verdade o meu novo fornecedor – Lefatech – não inclui o acesso à shell de raíz neste pack. Mas bastou-me solicitar, justificando a necessidade, e o acesso foi configurado na hora. Em contraste, quando pedi à Esoterica para criar uma tarefa agendada informaram-me que teria de fazer um upgrade para um plano que custa 108€/ano!

Com este novo alojamento ainda ganho o suporte a PostgreSQL o que poderá ser útil se surgir a oportunidade de criar algum site com mapas dinâmicos. Faltará o módulo PostGIS, mas também faltava o módulo mod_python ao Apache, e foi compilado e configurado pelo suporte técnico em poucos dias. Por isso pode ser que se consiga o PostGIS se for necessário!

A transferência para o novo servidor ficou activada hoje, sem que eu notasse qualquer anomalia. Aproveitei para actualizar o WordPress para a última versão (2.8.6). Se algum leitor notar algum problema por favor avise-me usando os comentários.

A propósito, o WP ganhou o prémio de melhor CMS Open Source de 2009!

Clique para partilhar:Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>