MetaCarta comprada pela Nokia

Tempo de leitura: < 1 min

Uma curta nota sobre esta notícia (mais info aqui e aqui).

Para quem não sabe, a MetaCarta é uma empresa privada nos EUA, que se especializou em software para a localização geográfica de conteúdos, dirigido especialmente ao mercado de agências noticiosas/jornais. Mas é também a empresa onde se originaram alguns produtos notáveis Open Source na área SIG, sendo o mais difundido o OpenLayers, inicialmente desenvolvido por Christopher Schmidt, para além do FeatureServer, do TileCache, e ainda o WPServer (servidor WPS da OGC). Christopher é/tem sido extremamente activo no suporte às comunidades em redor destes produtos, e foi nomeado “membro gestor” (board member) da OSGeo, a fundação internacional para o desenvolvimento colaborativo de software Open Source na área SIG.

Para além das reflexões sobre os objectivos na base desta decisão, parece-me que poderá haver implicações nos produtos desenvolvidos pelo Christopher Schmidt. Teremos de aguardar para ver o que sucederá. Mas, para já a reacção do Christopher parece entusiástica – MetaCarta Acquired by Nokia. Na verdade, sendo Open Source, a liberdade dos produtos não está em causa. O que falta saber é se o Christopher continuará a poder oferecer-nos o seu entusiasmo fantástico. Esperemos que sim!

7 thoughts on “MetaCarta comprada pela Nokia

  1. Duarte,

    Essa notícia me deixa um pouco preocuopado com a relação ao futuro do OpenLayers. Não sou um especialista em licenciamento de software, mas temo que o OL, ou comece a evoluir em um ritmo desacelerado, ou a partir de uma certa versão seja cobrado.

    Mas o que nos resta é esperar pra ver.

    Abraço,

    Fernando Quadro

  2. Fernando, pois é. Uma aquisição de uma pequena companhia como a MetaCarta por uma grande deixa-me sempre um sentimento de preocupação. Mais ainda sendo a Nokia, pela qual não tenho grande simpatia desde que acabaram com o produto gratuito (Smart2Go) que deu origem ao Ovi Map, e que funcionava em vários tipos/marcas de telemóvel incluindo Windows Mobile.
    Mas pelo menos o OpenLayers não me parece que vá por um caminho semelhante, até porque tem uma comunidade vibrante e um grande conjunto de programadores envolvidos.

    Duarte

  3. A licença do OpenLayers é BSD. Então o que poderia acontecer seria a MetaCarta (Nokia) pegar o código e seguir trabalhando em cima dele como outro produto com outra licença sem divulgar esse produto ou cobrando por ele. (Não sei se a MetaCarta ainda tem o copyright do código ou se este já foi repassado ao OSGeo).

    Porém pelo que lembro de ter lido em algum lugar que há algum tempo a MetaCarta não vinha mais trabalhando no OpenLayers. Que hoje conta com commiters de outras empresas também, como a OpenGeo entre outras empresas e contribuidores “livres”.

  4. And: Houve uma discussão e votação sobre alterar o texto da licença incluído no OL. Sucede que o copyright pertence conjuntamente a todos os que contribuíram para o código, não apenas à MetaCarta. Mas a licença continua por enquanto a atribuir o copyright à MetaCarta.
    Mas o mais importante será passar o papel de “Mantainer” para a OSGeo, que ainda está com a MetaCarta. Penso que quem tem esta função pode definir uma nova licença, e agora com a Nokia a entrar no jogo já não bastará um acordo entre gentlemen… não tenho a certeza. Se calhar o melhor será perguntar directamente na lista do OL: http://openlayers.org/mailman/listinfo/dev.

  5. Luís, também não é tanto assim… há membros da OpenGeo, Camp2Camp, DM Solutions e LisaSoft. Mas percebo o que queres dizer…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *