Planeta SIG – notícias RSS num só local

Tempo de leitura: 3 min

Durante o fim de 2008 e início de 2009 decidi criar um agregador de notícias RSS sobre SIG em português. Podem encontrá-lo aqui:

htpp://planetasig.viasig.com

Como usar

A forma mais simples de usar um Planeta é consultar o site directamente no browser e ver as notícias que aparecem. As mais recentes são colocadas no topo da página, e no caso do Planeta SIG aparecem divididas por dia.

A forma mais prática de usar um Planeta é recorrer a um leitor de feeds RSS, ou seja, um leitor de notícias (RSS Reader). Eu uso o leitor do Google Desktop e que se vê na barra lateral. Mas existem várias opções, e para todos os gostos. Quem usa o Vista tem um leitor de RSS que pode incluir na barra lateral. Tem só de acrescentar o endereço RSS do Planeta SIG que é:

http://feeds.feedburner.com/PlanetaSig

Selecção de Conteúdos

Ao pesquisar a blogosfera por conteúdos interessantes para incluir no cheguei à penosa conclusão de que existe muito pouco conteúdo sobre SIG em português. E assim para tornar tudo mais interessante alarguei o âmbito para incluir também conteúdos que possam ser interessantes a leitores portugueses, excluindo claro a blogosfera não lusofona (inglês principalmente – para isso basta visitar o Planet Geospatial). Esta decisão permitiu incluir vários conteúdos brasileiros. Depois pensei ainda que a comunidade PT se interessa muito pelo que os nossos vizinhos espanhóis vão fazendo, principalmente nas áreas Open Source, e de publicação de dados. E assim incluí também feeds em língua espanhola. A lista actualizada dos conteúdos coleccionados pode ser vista na página do Planeta SIG à direita.

A lista não está fechada, e procuro activamente blogs e sítios de notícias que possam interessar à comunidade geo-espacial portuguesa (ou já agora lusófona). Se tiverem uma sugestão, por favor deixem um comentário.

As única regras para inclusão de conteúdos são:

  1. ser sobre SIG e afins
  2. blog estar activo
  3. ser relevante para a comunidade pt (pode ser espanhol, brasileiro, etc., mas não inglês, francês, etc.)
  4. e uma 4ª regra: não há blogs de empresas…

Tecnologia

Depois de pesquisar as opções existentes para criar agregadores RSS, acabei por seguir as indicações do James Fee, que mantém o Planet Geospatial, e do Chris Schmidt (pioneiro do OpenLayers). A OSGeo seguiu as indicações destes 2 srs. e usou o software Venus para criar o planeta sobre a blogoesfera da área SIG Open Source – PlanetOSGeo. E eu, humildemente, segui o mesmo conselho.

O Venus é baseado em Python, linguagem que o meu fornecedor de presença Internet (hosting provider) suporta. Mas não se encontra traduzido em Português, e assim as datas, títulos, separadores, e outros textos estão em inglês.

O Venus lê um ficheiro de configuração que inclui a lista de endereços de notícias RSS a consultar, e compila uma página HTML com todas essas notícias, separadas por dia e por sítio. A própria página é desenhada de acordo com um modelo (template), que podemos alterar. Por isso, traduzir todos os textos de inglês para português foi fácil – excepto as datas! Porque as datas são criadas pelos módulos de Python e por omissão são construídas em inglês – e isto inclui o nome dos meses e dos dias da semana. Não se pode controlar através do template.

Depois de analisar os ficheiros do Venus, descobri que alterando o ficheiro config.py, indicando que se devem seguir as definições regionais de portugal, conseguia datas em português. Assim ficou tudo resolvido, fazendo as seguintes alterações ao ficheiro:

alterada a linha 29:

import os, sys, re, urllib, locale

adicionada a linha 33:

locale.setlocale(locale.LC_ALL,'pt_PT')

E bastou estas pequenas alterações para ter todo o Planeta SIG em PT.

Uma última nota: em Vista, o locale acima não é reconhecido. Devemos usar ‘Portuguese_Portugal.1252’.

Actualização das notícias

A actualização é feita automaticamente, através de um comando PHP executado por um pedido web, e recorrendo ao serviço gratuito WebSchedule da ArtCava (que equivale ao comando cron do Linux e às “Tarefas Agendadas” do Windows).

Parametrizei a actualização para ser feita a cada 1h, mas suspeito que este período não está a ser cumprido… talvez seja mais de 4h em 4h.

2 thoughts on “Planeta SIG – notícias RSS num só local

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *