As II Jornadas de Software Aberto para Sistemas
de Informação Geográfica vão ter lugar em Évora nos dias 2-4 Novembro de 2009.
É o único evento desta temática que conheço em Portugal. Quem se interessa por este tipo de software, já praticante, curioso, ou em fase de investigação, pode agora assistir a esta conferência, ver as apresentações, frequentar os diversos workshops práticos (cursos relâmpago de 1/2 dia), e sobretudo conviver num ambiente descontraído e muito entusiasta!
As inscrições quer na conferência quer nos workshops é feita no site das II Jornadas SASIG aqui:
Quero também aproveitar para promover o mais possível este evento incluído nas SASIG:
Vai haver uma OpenStreetMap Mapping Party em Portugal!!
Quem quiser pode participar no levantamento das ruas de Évora, e aprender o processo de publicar essa informação na base de dados do projecto.
Para quem não conhece, o OpenStreetMapping é uma iniciativa que visa construir uma base de dados mundial gratuita com vias de comunicação, e não só: pontos de interesse, zonas verdes, muitos outros dados, e até ortofotomapas (ver o projecto “irmão” OpenAerialMap).
O processo de construção desta bd é o mesmo que criou a Wikipedia: “crowdsourcing”. Todos podemos participar, havendo ferramentas para trabalhar online ou no desktop, mais e menos complexas. Mas nem só de voluntários é feita a bd do OSM, havendo também doações de informação (alô IGP? alô IGeoE?).
Para garantir a liberdade dos dados, não se pode utilizar fontes protegidas por copyright, pelo que vectorizar sobre imagens do Google Maps/Earth não é permitido. Mas podemos usar mapas cujo copyright tenha expirado, ou até a imagem aérea do Yahoo Maps, que deu uma licença especial à OSM, para vectorizar os nossos dados. Mas o método mais interessante e divertido é o levantamento directo com GPS.
E os dados são de quem, depois de carregados? São de Todos! E qualquer pessoa pode obter cópia dos dados para a área de interesse que entender, e usá-los para o que entender (menos comercializar). Para proteger esta liberdade foi criada a OpenStreetMap Foundation.
Para os cépticos, fica aqui uma imagem de Londres dos dados existentes na bd à data de hoje:
E agora uma imagem de Évora (vergonha):
Portanto, quem quiser passar uma boa tarde a conviver com outros geeks geográficos na belíssima cidade de Évora e a contribuir para uma iniciativa histórica, venha daí e inscreva-se no site aqui:
http://evora.sigaberto.org/?q=node/66
Lá nos veremos!
Duarte,
Espero que as férias tenham sido boas e que neste regresso nos continues a presentear com tuas crónicas 🙂
Quanto aos SASIG, já está nos planos a participação. Só é pena que o Mapping Party seja no Domingo, pois só irei para baixo na segunda de manhã. Quem sabe quando o SASIG for realizado em Coimbra, não façamos um novo evento de Mapping Party, ehh ehh ehh.
Parece que em Coimbra o estado dos dados está um pouco mais avançado, mas precisa sempre de melhorias.
Abraço,
Nelson
Olá Nelson.
As férias são sempre curtas!!
Antecipar a vinda a Évora pode não ser fácil para quem vem de fora. Vamos ver… estou esperançado mesmo assim que seja um sucesso.
Coimbra é uma óptima sugestão para as III SASIG… haverá potenciais candidatos para a sua organização?
Viva,
De facto não seria má ideia as III SASIG em Coimbra, mas duvido que haja para já interesse por parte da Universidade ou o do Politécnico e pessoal interessado no opensource.
Vamos ter de lançar o repto na lista OSGeo e ver quem anda por lá escondido 🙂
Abraço,
NS