Integraph (re)vendida

Tempo de leitura: < 1 min

Grandes novidades em Julho de 2010. A Integraph foi vendida por 2,1 mil milhões de USD. Depois de ter sido adquirida em 2006 por um grupo de investidores (e retirada da bolsa), por cerca de 1,3 mil milhões de USD, é agora vendida à empresa Hexagon, uma empresa Suíça na área de tecnologias de medição 2d e 3d, que facturou em 2009 mais de mil milhões de euros (se fiz correctamente a conversão de coroas suíças).

Parece-me que esta venda até foi das melhores coisas que se podiam esperar de um “grupo de investidores”. Afinal venderam a Intergraph a uma empresa que até aparenta ter um interesse “legítimo” nos produtos e capacidades da Intergraph. As opiniões mais pessimistas não se verificaram, quando temiam a revenda das peças mais apetitosas da Intergraph e a dispersão das restantes, na procura de lucro, acabando de vez com esta empresa emblemática. Desta vez a venda parece fazer sentido dada a área de negócio da Hexagon.

Quanto a nós, utilizadores SIG, o que significará isto? Qual será o futuro do GeoMedia? Ou do ImageStation? Ou do novo produto para SDI’s (IDE’s). Ou de todos os outros produtos virados para as Utilities e Água?

A ver vamos… comentários apreciam-se.

3 thoughts on “Integraph (re)vendida

  1. Viva Duarte,

    Há uns anos atrás olhava para a Intergraph como o betamax dos SIG, talvez por (de)formação profissional. Posteriormente, acho que tiveram menos bem ao não migrar integralmente as suas soluções para Geomedia. Por exemplo, quem quiser implementar uma cadeia de produção cartográfica completa, terá forçosamente que utilizar aplicações que correm sobre Microstation pré V8 (por exemplo, DTM Collection) misturadas com outras que correm sobre Geomedia (por exemplo, OrthoPro). Talvez as compras e vendas referidas expliquem um pouco isto, na medida em poderem permitir a venda de activos separadamente, nomeadamente a Z/I Imaging, o que ainda não aconteceu. De qualquer forma, acho que o anacronismo de ainda comercializar aplicações que correm sobre V7 deveria ser corrigido.

    Até

    Luis Tavares

  2. luis, eu sou/era da outra tribo (arcinfo) mas comecei com a parafernalia da intergraph, num curso que chegou a ser mto conhecido do ifq. ainda hoje mantehno amizade com a malta desse curso! bem, mas depois na faculdade comecei a usar o ai e mudei-me ate hoje. agora pouco conheco os produtos, mas qd vejo colegas meus usarem o geomedia tudo me parece um pouco arcaico. embora tenham pontos q me agradam como a interligacao com oracle, e o preco (julgo q 2500 pelo pro?).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *