MapServer em Windows e IIS

Tempo de leitura: 4 min

O MapServer é geralmente instalado com Apache, mesmo em Windows. Para este caso, basta um dos vários instaladores existentes, por exemplo, o OSGeo4W.

Mas, no meu caso e imagino muitos outros, como uso mais servidores Windows, precisei de instalar o MapServer de forma a que funcione com IIS. Para além disto, preciso também que o endereço web dos meus mapas não mostre sempre o ficheiro de configuração usado. É feio, e é um risco de segurança. Ninguém devia saber a estrutura das directorias no disco rígido do servidor.

MapServer como aplicação FastCGI – As melhores instruções

A parte inicial de configurar o IIS de forma a executar o MapServer é mais ou menos fácil de encontrar na net. Esta parte consiste em configurar o IIS de forma a considerar o executável mapserv.exe como sendo uma aplicação FastCGI. Isto é mais ou menos padrão nos IIS >7.0 (win7/win8/win2008/win2012). Este link explica bem como fazer isto, usando os ficheiros do MS4W:

https://github.com/mapserver/mapserver/wiki/Installing-Mapserver-under-IIS-7.n-with-FastCGI

Mas melhor ainda é uma instalação automática – sim existe! Preparada pelo nosso grande Tamas Szekeres:

http://www.gisinternals.com/query.html?content=filelist&file=release-1600-gdal-1-11-1-mapserver-6-4-1.zip

Nesta página escolham o ficheiro mapserver-6.4.1-1600-core.msi.

A minha instalação

Eu preferi fazer uma instalação manual, usando ficheiro zip do Tamas Szekeres contendo todo o software, em vez do .msi. Isto dá-me mais flexibilidade para encontrar a configuração que mais se ajusta às minhas necessidades.

Criei uma directoria wwwroot\MapServer, e descomprimi aqui o ficheiro zip. Este ficheiro contém apenas 2 directorias: bin e doc.

E, para facilitar a organização dos ficheiros map e daquilo que serão os serviços web, acrescentei mais 3 directorias: mapfiles, servicos, e tmp.

O aspecto final é este:

image

Ou seja, tudo o que pertence ao MapServer propriamente dito fica dentro da pasta “binarios”. Agora falta configurar o IIS para executar o mapserv.exe como aplicação FastCGI. A receita é curta e é feita na consola de gestão do IIS…

1) Dar permissões de escrita à pasta tmp.

Este passo é apenas necessário para permitir que o MapServer consiga criar ficheiros, o que apenas sucede em alguns cenários. Em princípio, se servirmos apenas WMS, WFS, não será necessário. Mas pelo sim, pelo não, mais vale configurar…

2) Permitir a execução de scripts na pasta MapServer.

Na pasta MapServer, abrir a funcionalidade “Handler Mappings” :

image

e abrir a acção “Edit Feature Permissions”. Nesta janela dar permissões de “Read”, “Script”:

image

3) Definir um documento default a apontar para o executável.

Mais tarde pode ser removido, mas para testar é muito útil. Nas definições básicas da pasta MapServer, escolher a funcionalidade “Default Document”, e escrever o caminho para o executável mapserv.exe (cuidado com as barras /):

image

4) Criar a aplicação FastCGIS para o MapServer.

Esta configuração é feita no nó principal do nosso site. Por isso, selecionamos o nó “Default web site” ou o nome que demos ao nosso site, a abrimos a funcionalidade “Handler Mappings”:

image

Aqui, clicamos na acção “Add Module Mapping” e definimos estas propriedades:

image

Ou seja, definimos que o executável mapserv.exe deve ser executado como uma aplicação FastCGI. Temos ainda de clicar no botão “Request Restrictions” e definir os “verbos” permitidos e o acesso necessário à aplicação:

imageimage

5) Último passo! Temos de definir as variáveis de ambiente que o MapServer necessita.

Estas variáveis estão todas escritas no ficheiro SDKShell.bat que está na pasta do MapServer. Estas variáveis têm de ser definidas ao nível da aplicação FastCGI, e o único sítio onde se pode fazer é ao nível do servidor IIS e não ao nível do site. Por isso, é preciso selecionar o nó raíz do IIS, e selecionar a opção “FastCGI Settings”:

image

Nesta janela, vemos a nossa aplicação FastCGI já criada. Podemos editar a nossa aplicação, e na janela de configuração clicamos na opção “Environment Variables”. Aqui temos de criar 4 variáveis:

image

As 4 variáveis de ambiente são:

  • PATH = C:\Inetpub\wwwroot\MapServer\binarios;C:\Inetpub\wwwroot\MapServer\binarios\gdal\python\osgeo;C:\Inetpub\wwwroot\MapServer\binarios\proj\apps;C:\Inetpub\wwwroot\MapServer\binarios\gdal\apps;C:\Inetpub\wwwroot\MapServer\binarios\ms\apps;C:\Inetpub\wwwroot\MapServer\binarios\gdal\csharp;C:\Inetpub\wwwroot\MapServer\binarios\ms\csharp;C:\Inetpub\wwwroot\MapServer\binarios\curl;%PATH%
  • GDAL_DATA = C:\Inetpub\wwwroot\MapServer\binarios\gdal-data
  • GDAL_DRIVER_PATH = C:\Inetpub\wwwroot\MapServer\binarios\gdal\plugins
  • PROJ_LIB = C:/Inetpub/wwwroot/MapServer/binarios/proj/share

E é tudo.

Depois desta configuração, os pedidos ao MapServer já devem funcionar:

http://localhost/MapServer

image

Parabéns – o MapServer está a funcionar. A partir daqui o uso é o normal. Podemos indicar o mapa que queremos usando o parâmetro mode=map&map=ficheiro. Por exemplo:

image

Agora, a questão é conseguir ter endereços simpáticos, que não mostrem o nome e caminho do ficheiro de configuração… o que queremos são endereços do tipo:

Mas é opcional… já podemos publicar todos os ficheiros map que quisermos. Fica a promessa de outro artigo com esta configuração para breve.

Ah, e já agora – este processo pode-se usar para instalar o QGIS Server. É exactamente a mesma coisa.

Bons web services!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *